Segunda, 23 de outubro de 2017 • 3 Jeshvan 5778  • ג' חשון  ה' תשע"ח

This item has pictures for men.

Mekor Haim: Leis e Costumes para o Mês de Av

Print  PDF

Mekor Haim: Leis e Costumes para o Mês de Av

Date: quinta, 4 de agosto de 2016 18:00 - segunda, 15 de agosto de 2016 12:15

A Congregação Mekor Haim compilou um resumo com as principais halachot do mês de Av, para Sefaradim e Ashkenazim. 

Leis e Costumes de Tish’á Beav e a Partir de Rosh Chôdesh Av

1. A partir de Rosh Chôdesh Av é proibido comprar, fazer ou usar roupas novas, mesmo que não seja necessário fazer sobre elas a berachá de “Shehecheyánu”.

2. É proibido o consumo de carne, suco de uva e vinho, exceto Shabat e na Havdalá. Os sefaradim não consomem a partir de 2 de av até o fim do dia 10 de av (há também outros costumes). Os ashkenazim não consomem a partir de Rosh Chôdesh Av até chatsot (o meio do dia 10 de av), este ano que o jejum é 10 de Av (Domingo) os sefaradim podem comer carne logo após o jejum e os ashkenazim somente na segunda-feira mesmo antes do meio dia. Os ashkenazim procuram, para tomar 86ml do vinho da Havdalá, uma criança menor de bar mitsvá que já saiba para Quem se faz as berachot mas ainda não entende o luto da Destruição do Templo. Caso não encontrem, o oficiante bebe o vinho. Muitos ashkenazimÂncora costumam fazer a havdalá com suco de uva.

3. As cinco proibições do Yom Kipur vigoram em Tish’á Beav: comer e beber; calçar sapatos de couro; usar cosméticos, perfumes, untar-se com óleos; lavar-se e relações conjugais.

4. Em Tish’áBeav deve-se sentar no chão ou em banquinhos que estejam a menos de 30 centímetros do chão, até depois de chatsot (meio do dia de Tish’áBeav).

5. É proibido estudar Torá desde chatsot (meio do dia) da véspera de Tish’áBeav até o fim do jejum, exceto os trechos do Nach e do Talmud ligados com a destruição do Templo. Neste ano, que Tish’á Beav cai no domingo, é permitido estudar Torá no Shabat depois do meio do dia, mesmo os trechos que não se pode estudar em Tish’á Beav.

6. Netilat yadáyim na manhã de Tish’áBeav e sempre que sair do toalete em Tish’á Beav é feita somente até a primeira falange (a distal) da mão, ou seja, até a base dos dedos, e não até os punhos, como de costume.

7. Não se diz a berachá de “Sheassa Li Col Tsorki” em Tish’á Beav.

8. Os sefaradim colocam talet e tefilin de manhã em casa antes de Shachrit. Recitam Keriat Shemá e Cadesh Li. Depois dirigem-se à sinagoga para rezar com o público toda a tefilá. Voltam a colocar talet e tefilin em Minchá com berachá, recitando novamente o Shemá. Os ashkenazim colocam os tefilin somente em Minchá.

9. Na Amidá das três tefilot de Tish’á Beav os sefaradim acrescentam na berachá de Shomea Tefilá o trecho “Anênu” (tomando cuidado de não acrescentar a berachá de “Haonê Leamô Yisrael Beet Tsará”). Os ashkenazim acrescentam somente em Minchá.

10. Na berachá “Tishcon Betoch Yerushaláyim Irechá” da Amidá de Minchá de Tish’á Beav acrescenta-se o trecho “Nachem”, que termina com “Baruch Atá Hashem Menachem Tsiyon Bevinyan Yerushaláyim”.

11. Em Tish’á Beav não nos cumprimentamos uns aos outros. Devemos justificar nossa atitude para aqueles que desconhecem esta halachá, para que não se ofendam.

12. O início do taanit neste ano será no sábado, dia 13 de agosto, às 17h48m, e seu fim no dia 14 de agosto às 18h20m (horários para São Paulo).

Tizcu Benechamat Tsiyon

click image to enlarge

Comentários

Para comentar, você deve estar registrado em Login

Não há comentários aprovados até o momento

Avaliação

  Be the first to rate!

Recomende a um amigo
Bookmark and Share