Segunda, 20 de outubro de 2014 • 26 Tishrei 5775  • כ"ו תשרי  ה' תשע"ה

This item has pictures for men.

Taxa de obesidade infantil em crianças de escolas Judaicas é o dobro da registrada em escolas não Judaicas, segundo estudo realizado em Chicago

Print  PDF

Taxa de obesidade infantil em crianças de escolas Judaicas é o dobro da registrada em escolas não Judaicas, segundo estudo realizado em Chicago

Os resultados da pesquisa de Chicago não foram os esperados e esforços devem ser feitos para educar os pais sobre nutrição e alimentação saudável.

Maureen Benjamins é uma epidemiologista sênior do Instituto Médico Sinai Urban Health Institute, localizado em Chicago. Alguns anos atrás ela decidiu pesquisar a saúde de mais de 200 Judeus que frequentam escolas  Talmud Torah em dois subúrbios de Chicago.


Os resultados não foram o que esperava: A taxa de obesidade entre as crianças das escolas Judaicas  nas comunidades de West Rogers Park e Peterson Park foi de aproximadamente o dobro do constatado em crianças não-judias.


"Todo mundo ficou surpreso", disse Maureen Benjamin. "Do ponto de vista de saúde pública, você acha que uma comunidade que é de maior escolaridade e branca não teria uma taxa de obesidade elevada. Todas as comunidades ficam surpresos quando descobrem que têm um problema."


Os esforços para conter o perigoso aumento da obesidade infantil estão a ganhar relevância nos dias de hoje, com diversas personalidades, como a primeira dama dos estados unidos Michelle Obama, discursando e pregando a necessidade de uma dieta saudável e exercícios regulares. Mas as escolas judaicas têm sido lentas (nestas comunidades nos Estados Unidos) a aderir à campanha, muitas não servem refeições quentes, nem têm tempo disponível no quadro de horário para adicionar uma grande quantidade de atividade física organizada com a quase dupla jornada de estudos, secular e religioso. E elas operam em um grupo cultural em que se sentar para uma refeição pesada no Shabat é frequentemente esperado.


Como base nestas e outras constatações as escolas Judaicas têm se preocupado em desenvolver programas e atividades que ajudem a minimizar a taxa de obesidade, a ailmentação saudável e balanceada e a realização de mais atividade físicas.


[ Fonte: http://www.haaretz.com/jewish-world/plagued-by-obesity-some-jewish-schools-ready-take-on-nation-wide-health-initiative-1.314210 / http://www.forward.com/articles/131321/ ]

click image to enlarge

Comentários

Para comentar, você deve estar registrado em Login

Não há comentários aprovados até o momento

Avaliação

  Be the first to rate!

Recomende a um amigo
Bookmark and Share